quarta-feira, 25 de novembro de 2009

"Classico dos Lideres"

Wagner Teodoro


O GRSA/Itabom inicia hoje uma seqüência de três jogos em cinco dias contra equipes credenciadas a disputarem os títulos do Campeonato Paulista e Novo Basquete Brasil (NBB). O primeiro compromisso é o clássico contra Franca, a partir das 20h, na Luso, pelo Estadual. Além da rivalidade de equipes que já decidiram duas vezes a competição com um título para cada lado, o confronto é briga direta pela liderança e a vantagem de fazer três jogos em casa nas séries melhor-de-cinco das quartas-de-final, semifinais e finais. Após o duelo de hoje, o Bauru recebe Brasília, na sexta-feira, e o Minas, no domingo, ambos pelo Nacional.
Hoje, o GRSA/Itabom tem 38 pontos em 22 jogos no Paulista, um a menos que o Franca. Assim, caso vençam, os bauruenses empatam na classificação e a definição do líder da fase de classificação ficará para a última rodada. Bauru enfrenta Assis, fora de casa, e Franca recebe o Paulistano, ambos no dia 3 de dezembro. “A gente chega em um momento decisivo, fazendo jogo de igual para igual, sabendo que estas três equipes (Franca, Brasília e Minas) têm investimento maior, têm jogadores com mais experiência, times com mais qualidade. Mas vamos tentar fazer um jogo de igual para igual, principalmente por estar jogando em Bauru. Temos, neste ano, três derrotas (em Bauru): uma para o Minas, uma para o Flamengo e uma para Santo André. A gente sabe que isso não é decisivo, mas é um histórico que nos fortalece”, analisa o técnico Guerrinha.
Bauru não poderá contar com o ala/pivô Renato, que foi desqualificado no último jogo da equipe, contra Rio Claro, e está impedido de atuar. Guerrinha aponta ainda as semelhanças no sistema de jogo das equipes, o que é também um complicador. “São equipes que jogam com os mesmos conceitos, mas cada tem o seu tempero, suas características, jogadores. Os treinadores têm suas personalidades. Os conceitos que a gente joga são muito parecidos com os de Franca, do Brasília e do Minas. São equipes tops em nível internacional. A gente tem também a dificuldade de não contar com o Renato, que seria uma peça importante no revezamento”, pondera.
O técnico salienta a necessidade de uma boa resposta do elenco para vencer o Franca. “A gente está justinho. O Eddy tem que jogar. No revezamento, o Éverton, o Guilherme e o Soriani vão ser importantes, porque Franca joga com o time com quatro abertos, às vezes até com o Rogério de cinco (pivô)”, comenta. “É uma equipe que está marcando bastante zona e jogamos bem contra zona, principalmente em casa. A gente está preparado, mas o que vai acontecer só o jogo pode falar”, observa.
Além de toda a rivalidade e da briga pela liderança, o jogo na Luso tem uma atração a mais para os torcedores bauruenses: a estréia do ala/pivô norte-americano Jeff Agba em Bauru. Jeff atuou até aqui contra o Paulistano e Rio Claro, jogos que ocorreram fora da cidade. Hoje, o torcedor poderá conhecê-lo em quadra.

 
Jeff
Após dois jogos e duas vitórias fora de casa, Jeff estréia diante da torcida bauruense esta noite. O jogador não esconde sua expectativa para jogar com o apoio dos torcedores. “É sempre especial a primeira vez em casa. Estou excitado para ver os torcedores. Temos mais três jogos em casa antes dos playoffs. Então é muito importante para nós vencer os jogos de amanhã (hoje), sexta e domingo. Espero que joguemos bem e vençamos”, torce. Jeff é cauteloso ao analisar sua adaptação ao time, após duas partidas, e aguarda o desempenho contra os próximos três adversários para ter uma idéia mais clara do entrosamento com os companheiros. “Nós temos um bom time. Eu acredito que os jogos que vêm amanhã, sexta e domingo são contra os melhores das ligas. Estou ansioso para ver como iremos contra estes times. Neste momento eu não posso dizer realmente o quão bem estamos. Vamos lutar para ganhar estes três jogos”, promete.





Nenhum comentário:

Postar um comentário